Frases Soltas: Top 10 - Dicas pra não flopar em Maratonas Literárias

13 de janeiro de 2017

Top 10 - Dicas pra não flopar em Maratonas Literárias



1 - ESCOLHA LIVROS FINOS

Tem pessoas que conseguem ler livros gigantes em pouquíssimo tempo, se você é uma dessas pessoas, tudo bem colocar um Guerra dos Tronos na sua TBR (To Be Read – Para Ler), mas se você está participando da maratona porque está numa ressaca literária ou porque tem dificuldade pra ler, seja porque tem sono ou por qualquer outro motivo, é legal ser realista na hora de montar a sua TBR e escolher livros mais finos, que você vai conseguir terminar em pouco tempo. Acredite, terminar um livro que você colocou como meta dá aquele impulso pra continuar na maratona até o fim.

2 - ESCOLHA LIVROS FÁCEIS

Foto do Blog Pétalas da Liberdade
Livros com linguagem infanto juvenil, YA, HQs e suspense são muito mais fáceis de ler durante uma maratona, porque não exigem muita concentração para entender o que está se passando na história naquele momento.

Por exemplo, numa escolha entre Harry Potter x Crime e Castigo, qual você acha que vai conseguir terminar durante a maratona?

J. K. Rowling tem uma linguagem mais fácil de ser assimilada por Harry se tratar de um gênero infanto juvenil, já Dostoiéviski tem uma escrita mais densa, mais lenta, uma escrita que te força a pensar nas várias filosofias da vida. Então é bem provável que Harry seja a escolha mais acertada para uma maratona e que Crime e Castigo seja deixado para um momento em que você esteja mais tranqüilo, e não querendo ler todos os livros da estante de uma vez J

3 - PARTICIPE DOS SPRINTS

Sprint é um tempo dedicado exclusivamente á leitura, geralmente é estipulado pelo organizador da maratona, mas nada impede que você faça o seu próprio.

Por exemplo, eu escolho ler sem parar durante meia hora e fico inteiramente focada no livro, sem ver redes sociais, sem ligar a TV, nem fazer qualquer atividade que distraia. Quando acaba esse período eu volto pro mundo real, com a consciência tranqüila porque dediquei um tempo exclusivo para concluir uma das minhas metas de leitura.

4 - DEIXE O CELULAR LONGE

Se você for viciado em redes sociais (oi!), ter seu celular perto vai ser um problema. Então aproveite o sprint pra deixar ele carregando desligado, assim seu foco vai ser o livro J

5 - APLICATIVOS POMODORO

Se você não conseguir ficar longe do seu celular porque ele é uma extensão do seu braço, instale um app de técnica Pomodoro. Esse app vai bloquear o seu celular pelo tempo que você determinar, assim você não consegue mexer nele e se distrair. Tem um post aqui no blog sobre isso, é só clicar aqui pra saber mais.

6 - ESCOLHA UM HORÁRIO QUE FUNCIONE

Foto daqui
Se você rende melhor à noite, é notívago, a reencarnação do Conde Drácula, a leitura no silêncio da madrugada é uma ótima opção. Agora se você é um raio de Sol, nem adianta tentar ler a noite, é capaz de deixar o livro/ kindle cair na cara e acabar com um hematoma.



7 - CALCULANDO METAS DIÁRIAS

Some a quantidade de páginas dos livros da sua TBR e divida pela quantidade dos dias que a maratona vai durar, o resultado será o número de páginas que você tem que ler diariamente pra terminar todos os livros no prazo.

Exemplo:

Soma das páginas: 1000
Dias de maratona: 14
Continha: 1000/14 =71,42
Resultado: Tenho que ler 71 páginas e meia por dia pra terminar todos os livros em 14 dias!

Olha só! Usamos matemática numa maratona literária! Pode usar a calculadora do celular se você for de humanas, eu não conto pra ninguém! Prometo!

8 - INTERAJA COM OS OUTROS PARTICIPANTES

Uma das melhores coisas de uma maratona é a interação com os outros leitores. Você conhece gente nova, faz novos amigos, descobre novos autores, novos gêneros e dá muita risada. As redes sociais mais usadas nessa interação são o Twitter e o Facebook, é a coisa mais fácil do mundo criar uma conta, não precisa nem de passo a passo, só entrar nos sites e se cadastrar. Então borá sair da caverna e socializar!

9 - PRÓXIMO!

Escolheu um livro fácil e fino e a leitura não está rendendo? Tá com vontade de jogar o livro pela janela? Vontade de dançar a ragatanga em cima dele? Simples, passe pra outro, deixa esse maldito ali no cantinho sem culpa. Não adianta ler um romance quando se está na paúra de um livro de terror, não vai funcionar mesmo. Deixa ele separado pra ler em outro momento ou doe pra alguém que vai curtir mais o gênero. E se nada da sua TBR estiver funcionando, mude os livros, escolha um gênero que se encaixa mais no clima em que você está, aí a leitura vai fluir melhor e você vai ficar felizinho J

10 – NÃO DEU L

Tentou tudo isso e ainda sim não conseguiu ler todos os livros? Não se martirize! O objetivo de uma maratona literária é colocar todo mundo pra ler mais do que o normal, dar um up nas leituras, e se você conseguiu ler mais do que está acostumado, isso é concluir a maratona com sucesso benhê! Sinta orgulho de si mesmo! Já pode até postar fotinho preta e branca conceitual no instagram com seu livrinho cheio de hashtags #MaratonaLiterária #LiPraKCT #AquiNãoTemFlop #RainhaDaLivraria

Espero que essas dicas ajudem! Boa maratona!



comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário