Frases Soltas: O Problema das Metas Literárias

30 de janeiro de 2017

O Problema das Metas Literárias


Então todo começo de ano eu vou lá dar uma olhada na minha estante, ver os livros mais antigos, os clássicos, finais de sagas e trilogias, os que me julgam silenciosamente da prateleira, pra incluí-los nas metas literárias do ano.

fiquei pensando no ano passado e na conclusão das metas que estipulei pra mim, e cheguei à conclusão de que esse ano não vou fazer metas literárias. 

Por quê? Bom, por alguns poucos motivos, vou explicar eles pra vocês agora.

É frustrante você estipular metas pra si mesma e não conseguir cumpri-las.

Sabe aquele sentimento ruim que dá quando a gente espera demais de uma pessoa? Quando criamos expectativas sobre algum assunto e as coisas não saem como esperamos? Ou elas simplesmente não acontecem? É esse sentimento que eu tenho quando não consigo chegar aonde eu me programei.

Eu fico com aquela sensação de ter falhado comigo mesma, de ter pisado feio na bola, E essa não é uma sensação que eu quero ter esse ano.

Ás vezes não é o tempo certo de ler aquele livro.

Pegar o livro que está a mais tempo parado na estante como próxima leitura só porque ele está na sua lista de metas pode ser um tanto problemático. Se ele for um romance clássico e você estiver na vibe de distopias, não vai conseguir curtir a leitura, principalmente porque romances clássicos têm um ritmo mais lento enquanto distopias são cheias de acontecimentos conspiratórios, mistérios, heróis e vilões, dois gêneros completamente diferentes, mas que exigem do leitor a vibração certa pra história, você precisa estar no clima.

Deixa de ser prazer e vira obrigação

Todo mundo gosta de fazer listas e depois riscar o item concluído com um marca texto, dá uma sensação gostosa de dever cumprido não dá?

Mas será que o sentimento vai ser o mesmo se quando você riscar o item da sua lista, perceber que não teve prazer algum na conclusão daquela meta?

Se você ler o livro somente pra riscar o item, para e começa de novo porque você está pensando errado. O objetivo da leitura é entretenimento e aprendizado, se for por obrigação vai ser um fardo, como quando obrigavam a gente a ler na época da escola, mesmo que os livros fossem bons, nós sentíamos como se fossem os piores do mundo, e isso não pode acontecer não é mesmo?

Então, por esses motivos, não vou fazer metas de leitura esse ano, meu único objetivo é ler os vários comprados que estão parados na estante, respeitando o gênero que estou com mais vontade de ler, pra aproveitar meus livrinhos ao máximo!

Pretendo aproveitar essa onde de Fevereiro Re reads pra reler a Trilogia da Passagem, porque o último livro saiu esse ano e demorou tanto que eu nem me lembro mais do que aconteceu nos dois primeiros :/

Boas leituras pra vocês e se forem fazer metas, façam mais realistas pra não se frustrarem ok?


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário