Frases Soltas: Prazer, Fã alienada e imprestável de Stephen King

17 de agosto de 2016

Prazer, Fã alienada e imprestável de Stephen King



O que faz de uma pessoa ser mais ou menos fã que outra?


Será que é ler até a lista de supermercado de seu autor preferido? Será que é colecionar todas as obras publicadas inclusive as adaptações dos livros? Compartilhar todos os posts do autor, mesmo que seja uma foto dele com o dedo do nariz?

Hoje tive uma experiência no face que me fez pensar muito sobre isso. A Entertainment Weekly liberou uma foto de corpo inteiro de Pennywise no remake de IT, vilão do livro IT – A Coisa de Stephen King. Vejam a foto:



A caracterização está bem diferente do que a que eu esperava, e eu não curti muito. O interessante é que foi só eu expressar o meu sentimento em uma página do face sobre Stephen King e marcar amigos meus que eu tinha certeza de que também não gostariam que alguém que eu não conheço se sentiu no direito de comentar também defendendo o figurino que segundo ele remete às óperas italianas de outrora. Até aí tudo bem, uma discussão saudável. O que me incomodou na verdade foi o comentário que esse digníssimo fez logo abaixo do meu, indignado que as pessoas não estavam gostando do figurino e a resposta de alguém que se acha mais fã neste mesmo comentário:


Então eu fiquei pensando, como fã alienada e imprestável de Stephen King que sou, segundo este rapaz, sobre o que me fez conquistar esse adjetivo. Será que foi só porque achei que Penny está pronto pra dançar uma quadrilha no inferno? Será que é porque sou obrigada a aceitar a caracterização dos meus vilões preferidos segundo a visão de diretores de cinema? Ou será que foi porque fui de encontro á opinião de um pessoal que está descobrindo Stephen King só agora?

O que faz de mim, uma fã menos digna? A resposta é: nada.

Adaptações de livros para filmes, especialmente os do King sempre vão gerar polêmica, nunca vão agradar todo mundo, no entanto acho que não se deve cruzar a linha e desrespeitar ninguém, não importa o quão divergente suas opiniões sejam.

E o que se faz num caso como esse? Responde e começa uma discussão ridícula e sem precedentes? Ou deixa a pessoa falando sozinha?

Infelizmente não tenho resposta pra isso. Quando me envolvo nesse tipo de discussão fico me sentindo mal, pesada. Não sei lidar com situações assim porque sou firme e acabo passando a impressão de grossa, mesmo sem querer.

Então minha resposta de alienada foi a seguinte, pegar meu exemplar lindo de IT, a única lombada branca de King da minha estante, procurar o trecho onde titio descreve Pennywise, a primeira aparição, quando ele mata George, fotografar e postar nos comentários. Contra provas não há argumento.



Sim, me incomodei a ponto de procurar a descrição e de escrever esse post, porque acho uma merda que você não possa expressar sua opinião sem ser ofendido por isso. Estar atrás de um computador ás vezes te faz sentir que tem a liberdade de falar o que quiser e não é bem assim que funciona, temos que pensar antes de verbalizar porque estamos nos relacionando com pessoas, que tem sentimentos e podem se ofender, palavras tem poder.

Ler um livro do autor que você gosta vez outra te faz fã, vestir uma camiseta com o seu personagem ou banda preferida, mesmo que você não saiba tudo que se tem que saber sobre eles, te faz fã, assistir a uma adaptação do seu livro preferido e sair do cinema metendo o pau te faz fã, então seja do seu jeito, não concorde com tudo, não queira saber tudo, quem diz que sabe demais na verdade não sabe de nada. Vamos só respeitar a opinião diferente dos coleguinhas ok?

Att: Fã alienada e imprestável de Stephen King



comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que não sou só eu que penso assim:)

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Acho que o problema não é ser mais ou menos fã, não é um filme ser mais ou menos fiel ao livro - o problema é que as pessoas não sabem respeitar opiniões diferentes. Será que é tão difícil dizer "olha, gostei (ou não gostei) por causa disso e daquilo", sem ficar atacando quem discorda? Triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Internet virou terra de ninguém, seria muito mais tranquilo se as pessoas discutissem de uma forma saudável, ao invés de atacar. Ultimamente tenho evitado participar de posts polêmicos, prefiro manter minha sanidade kkk

      Excluir