Frases Soltas: Literatura - Pax

5 de agosto de 2016

Literatura - Pax


Peter tinha sete anos quando perdeu sua mãe num trágico acidente. Desde esse dia, ele vive com seu pai, um homem fechado e explosivo, que não sabe lidar muito bem com o fato de ter que criar um filho sozinho.

A terapia de Peter não tem adiantado muito. O garoto não se abre e está cada dia mais isolado de seus amigos, mas isso muda quando ele encontra na floresta um filhotinho de raposa. A raposinha perdeu seus pais e irmãos e agora está sozinha no mundo, exatamente como Peter se sente.

O garoto leva a raposa pra casa e o nomeia Pax. A partir desse dia, Peter e Pax se tornam melhores amigos, e com exceção do tempo em que Peter está na escola, todos os minutos são dedicados à essa amizade verdadeira.

Com a aproximação da guerra, o pai de Peter resolve se alistar. Ele força o garoto a devolver Pax à natureza, e o manda para a casa de seu avô, para morar com ele.

Peter se dá conta da crueldade que foi essa separação, não só pra ele, mas para Pax também, uma vez que ele não se habituaria a vida selvagem, e resolve fugir de casa e procurar seu amigo para trazê-lo de volta.

Assim começa o livro, com a separação de Peter e Pax e com a aventura desse garoto que não sabe como viver sem seu amigo.

Cheio de questões relativas à autodescoberta, essa história infantil trás muitas lições de vida não só pra crianças, mas também para adultos, afinal, quando é que a gente realmente se encontra? Não estamos sempre na busca por nós mesmos? Como situações intensas podem mudar a pessoa que nós achávamos ser?

A leitura é rápida e gostosa, mas encontrei pontas soltas na história que ficaram sem explicação. Senti que o final foi muito corrido também, acho que a autora poderia ter explorado melhor, dado continuidade, mostrando o que aconteceu depois com Peter e Pax. Só por esse motivo que eu não classifiquei com cinco estrelas no Skoob.


Li no kindle, mas a edição física está lindíssima, capa dura, com ilustrações maravilhosas do Jon Klassen, acho ótimo que a Editora Intrínseca está investindo em edições de luxo, a experiência de leitura fica mais prazerosa J

Recomendo!


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário