Frases Soltas: Literatura – O Menino Que Desenhava Monstros

28 de junho de 2016

Literatura – O Menino Que Desenhava Monstros


Jack Peter é um garoto de 10 anos diagnosticado com síndrome de Asperger e agorafobia. Sempre sério e compenetrado em tudo o que se prontifica a fazer, ele passa seus dias dentro de casa desenhando monstros. Seu único amigo é Nick, que tem a mesma idade que ele, ambos são melhores amigos, assim como seus pais, e se divertem sempre dentro da casa de Jip (Jack) porque a agorafobia de Jip o impede de sair de casa. 

Apesar de estar em tratamento, Jip não tem demonstrado uma melhora significativa, e além de estar se tornando agressivo, o menino afirma estar vendo monstros debaixo de sua cama.

Quando coisas estranhas começam a acontecer dentro de casa, os pais de Jack começam a se perguntar se estão ficando loucos devido ao cansaço de cuidar das necessidades especiais do filho ou se a casa deles está sendo assombrada por fantasmas de um naufrágio que ocorreu naquele lugar há várias décadas atrás.







Mas Nick também começa a ouvir barulhos estranhos e ver criaturas dentro do closet e do lado de fora da casa, o que faz com que a história vá ganhando um tom mais sinistro a cada capítulo, fazendo o leitor questionar se os monstros são reais ou se são frutos da imaginação dos personagens, o que me lembrou muito o livro O Menino Que Via Demônios.

A história se passa no Maine, lugar preferido para ambientação das histórias de Stephen King, o que por si só já despertou a minha curiosidade. Esse fato mais a notinha de Peter Straub na contracapa do livro dizendo ser “uma obra prima gótica e moderna” aguçaram a minha vontade de ler e confesso que se eu não tivesse ganhado de presente do marido, eu teria comprado porque sou altamente influenciável :p









Com um ritmo mais lento e cheio de detalhes, o livro foi me envolvendo em seu suspense, e a cada página que eu lia ia ficando mais aflita porque os fatos demoravam muito pra acontecer. Mesmo tendo um acontecimento sobrenatural em cada capítulo, os pais de Jack demoraram muito tempo pra se tocar do que realmente estava acontecendo, o que deixou tudo muito arrastado até as últimas 20 páginas, onde o autor pareceu correr pra finalizar o livro deixando alguns pontos de interrogação pra mim, que eu vou contar pra vocês mais abaixo.

Spoilers abaixo, selecione para ler.

Veja bem, não ficou claro pra mim o porquê do autor ter abordado a traição do pai de Jack, fiquei esperando a revelação de que Nick era irmão de Jip, o que não aconteceu. As conversas do garoto com a senhorita Tiramaku também ficaram no ar, afinal no que a mulher ajudou o garoto? Também não ficou claro pra mim o motivo de Jip ter feito um desenho por dia de Nick para mantê-lo vivo, já que ele guardava tanta mágoa do garoto por ter tentado afogá-lo quando eles tinham sete anos, não seria mais fácil só rasgar os desenhos ou parar de desenha-lo? Jip se curou da agorafobia depois de ter corrido pra fora de casa com Nick pra se salvar dos monstros?

Apesar desses pontos, eu achei o livro muito bom. Não é uma obra prima gótica como disse Peter Straub, mas a história prende e o suspense é muito bem escrito o que compensa a história arrastada e o final corrido.

A edição da Darkside Books está linda como de costume, capa dura, marcador de cetim roxo e textura em alguns pontos da capa, o que me fez ficar passando os dedos nos dentes do monstro da ilustração da capa toda hora rs.



Os direitos do livro foram comprados e a adaptação terá direção de James Wan, responsável por filmes como Jogos Mortais e Invocação do Mal. Infelizmente ainda não tem data de estreia.

Nas páginas finais do livro tem espaços em branco para que você possa desenhar seus monstros, suas angústias e suas criaturas, só tome cuidado pra que seus desenhos não se tornem reais e venham assombrar você!

Obs: Não espie a última página, senão vai estragar o final do livro!



comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Oi Fla,
    Vim retribuir sua visita, conhecer seu blog e adorei. Gostei muito da resenha, o livro tem uma capa linda e uma ilustração muito interessante. Já coloquei na minha lista de favoritos.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do meu cantinho, também gostei muito do seu, estarei te acompanhando por lá :)

      Obrigada pela visita!

      Excluir