Frases Soltas: Técnica Pomodoro

24 de maio de 2016

Técnica Pomodoro



Esses dias, participando da maratona literária Vedatona, percebi que a cada 5/ 10 minutos de leitura eu corria pro celular pra ver os tuites dos participantes e acabava deixando os livros de lado. Mesmo querendo cumprir os quatro desafios e terminar todos os livros que eu tinha selecionado, as distrações ficavam como vozes na minha cabeça, o face e o twitter ficavam me seduzinho, o whats ficava apitando. Consequentemente eu levei muito mais tempo pra concluir o que eu tinha me proposto a fazer de início: ler quatro livros em uma semana.

Se você é como eu, que se distrai facilmente quando alguém grita “Esquilo!”, provavelmente enfrenta problemas de concentração e qualquer coisa que deveria ser feita rapidamente leva o dobro de tempo pra ser terminada. Isso pode trazer problemas no trabalho ou em qualquer outra atividade que exija foco.

Foi quando eu descobri a técnica Pomodoro, já ouviram falar? Não, não é o molho de tomate italiano delicioso, Pomodoro é uma técnica que consiste em aumentar o seu foco pra atividades que devem ser feitas evitando distrações.



Cada 25 minutos de concentração é equivale a um Pomodoro. Durante esses minutos você tem que ficar focado apenas na atividade que você tem que concluir, pode ser ler 10 páginas de um livro, fazer exercícios sem olhar no celular ou resolver aquele problema super chato do trabalho que você vem procrastinando.

A cada Pomodoros concluídos você tem direito a 5 minutos de descanso, e depois de 4 Pomodoros você descansa meia hora J.

Um ciclo de 25 minutos pode parecer pouco tempo, mas quando você começa a colocar em prática, acaba percebendo que é bem difícil, porque está acostumado a ter a internet sempre à mão, e às vezes acaba acessando as redes sociais sem nem mesmo perceber o que está fazendo.

Nosso vício em distrações está tão grande que nossos atos são praticamente involuntários, não enxergamos mais o tempo passar quando estamos online, e isso acaba influenciando em outras áreas de nossas vidas, em algumas significantemente.

Pra te ajudar nessa tarefa existem aplicativos que bloqueiam o celular pelo tempo que você selecionar e programas que travam a internet se o seu problema for o computador. Uma rápida pesquisa no Google pode te ajudar a encontrar um que seja perfeito pras suas necessidades, eu tenho usado o Forest, que te dá recompensas a cada tempo focado concluído, você planta uma sementinha e se conseguir concluir o objetivo, essa sementinha vira uma árvore, e o melhor, ele é gratuito e permite que você comece com menos de 25 minutos.



Então que tal se desafiar e tentar fazer pelo menos um Pomodoro de manhã e um à tarde? Isso poderá ajudar não só na sua produtividade, como também no controle de ansiedade, porque você conseguirá cumprir os prazos que precisa J.

Comigo tem dado super certo, já li 5 livros só esse mês e acho que vai dar tempo de ler mais um J. Vou começar a tentar adaptar o Pomodoro pra outras atividades além da leitura, tenho procrastinado muitas coisas, e pretendo usar esse tempo em que estou em casa sem trabalhar pra colocar no eixo algumas áreas da minha vida que deixei de lado devido á rotina corrida e estressante que eu tinha. Depois conto pra vocês como estou me saindo J

Beijinhos!

Imagens daqui, daqui e daqui.



comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Mulher, quero isso pra já... tenho um monte de livros para ler kkkk Nunca tinha ouvido falar dessa técnica mas para os dias de hoje que não sabemos como lidar com a ansiedade e a falta de tempo, é uma ótima pedida.

    Beijinhos,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, gerenciamento de tempo tem sido um problema pra mim, vida corrida demais, mas experimenta, tem dado certo pra mim :)

      Obrigada pela visita!

      Excluir