Frases Soltas: Metas Literárias de 2016

4 de janeiro de 2016

Metas Literárias de 2016




Eu adoro planejar coisas, fazer planilhas, fazer listas, me programar. E todo final de ano eu costumo estipular metas de leitura pro ano seguinte, como uma maneira de me organizar melhor e não deixar os livros parados na estante. Eu flopei muito nas metas de 2015, por isso coloquei metas mais realistas pra 2016, metas possíveis, que vão se encaixar melhor no meu dia a dia corrido.

As minhas metas são as seguintes:


01. Ler 4 Livros Clássicos Gigantes da Estante

Em 2015 comprei alguns clássicos, um gênero que eu não tenho muita familiaridade e que está desfalcado na minha estante. Descobri edições lindas da editora Martin Claret e da Cosac Naify (que infelizmente vai fechar :( ). Meus escolhidos pra meta de 2016 são: Os Miseráveis, Os Irmãos Karamasov, Crime e Castigo e Moby Dick. Meta ambiciosa!

02. Resenhar 50% das Leituras de 2016

Meta super importante pro andamento do blog. Essa eu já comecei a colocar em prática desde 2015, depois de um longo tempo afastada do meu cantinho. Também pretendo resenhar mais filmes esse ano.

03. Ler mais livros parados do que comprados

Lista de leitura tá enorme, tá feia, mas confesso que a estante está cada dia mais linda! A lista de leitura desse ano está em 66 livros!!!! Tô precisando levar um chacoalhão e ler mais os livros parados.

04. Ler 60 livros

Nessa listinha vai ter pelo menos 30 livros que estão parados na estante, pois a minha fila esse ano, como eu disse aí em cima, é de 66 livros não lidos. Depois de filtrar, tirar os que eu não vou ler nunca, o número absurdo que restou foi esse rs. Então, vou ler uma boa parte dos não lidos da estante.

05. Não gastar mais de R$ 50,00 mensalmente em livros

Pretendo gastar isso mensalmente, o que dará um total de R$ 600,00 no ano, o que não é pouco. Esse valor vai entrar pro orçamento de 2016.

06. Ler 2 livros nacionais

Em 2015 consegui não consegui cumprir a meta de ler 5 livros nacionais, então reduzi pra 2, uma meta mais acessível, pra eu não terminar 2016 frustrada rs.

07. Ler mais no Kobo e no Celular

Meu Kobo e meu celular quebraram um galho em 2015, li bastante nos dois, e isso me ajudou a não comprar todos os livros que eu queria. Por mais que eu ame livros físicos, tenho dado preferência pros digitais, especialmente quando os físicos que eu quero ler são monstrengos gigantes. Eu leio muito na condução e geralmente os ônibus em que eu estou estão lotados, aí, não é nada prático pra pessoa que tem tendinite e é destrambelhada, ficar em pé segurando um livro tijolão rs.

08. Praticar o Desapego

Em 2015 eu comecei a doar os Livros que eu não gostei e que eu não vou ler nunca. Confesso que eu tive dificuldade em me desfazer de alguns livros que estavam na minha estante, especialmente os ganhados, mas, quando fiz isso abri espaço para aqueles que eu realmente gosto, e outras pessoas puderam ler os livros que estavam parados e empoeirados, tadinhos. Pretendo doar mais alguns esse ano, fazer a literatura circular.

09. Ler 2 livros em outro idioma

Mais uma meta fail de 2015 que passou pra 2016. Essa meta é extremamente necessária pra pessoa aqui, que tem a memória da Dory do filme Procurando Nemo. Se eu não ler livros em outros idiomas, posso esquecer o que eu aprendi, então simbora grifar o livro todo de lápis e ficar com o dicionário na mão.

10. Terminar os Livros Começados

Eu estou começando o ano com 6 livros começados e quase abandonados. Isso tem me incomodado bastante. Especialmente porque eu fiquei super empolgada na época pra comprar, ás vezes pagando até mais caro na livraria porque não quis esperar a entrega da loja online, então, minha prioridade será pros começados e largados.



Essas são as minhas Metas Literárias pra 2016, eu espero me sair melhor do que me saí no ano passado, sem flopar! Espero também ter te inspirado a criar sua listinha, seja no computador ou num caderninho, acredite, ajuda bastante.

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Olá!!! Olha eu aqui de novo, séculos depois.
    Nossa, quem me dera conseguir ler metade da quantidade de livros que você lê. Um dia chego lá =D

    Agora eu tô fazendo parte de um grupo de leitura, o que vai me ajudar a manter pelo menos uma frequência mais regular (mesmo que não me faça ler muitos livros, pelo menos ter uma regularidade já é um avanço)... Uma vez por mês a gente se reúne para discutir o livro do mês, e é bem bacana porque posso aprender muita coisa também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodz! Quanto tempo hein! Que legal que vc voltou aqui no meu cantinho :)

      Esse grupo de leitura é no face? ou vcs se encontram de vdd? Me conta?

      Excluir