Frases Soltas: Literatura: Misery

7 de dezembro de 2015

Literatura: Misery


Paul Sheldon é um escritor best seller, conhecido pelos romances comerciais de Misery, uma heroína de época, que conquistou o coração de muitas mulheres.

Paul não está satisfeito em só escrever por dinheiro, e consegue finalmente escrever o livro Carros Velozes, que na sua visão, é a sua melhor obra. Só que ao comemorar o término do manuscrito de Carros Velozes, ele acaba bebendo demais, e quando está dirigindo, sofre um acidente. Seu carro capota e ele fica preso nas ferragens, sendo resgatado dos destroços por Annie, uma moradora do lugar, que leva ele e o manuscrito para a sua casa.

No acidente, Paul quebrou as duas pernas, e Annie, que é enfermeira, está cuidando dele em sua casa, pois a nevasca impede que eles saiam para ir a um hospital. Annie acaba se revelando a fã número um de Paul, e conta a ele que está aguardando ansiosamente o último livro de Misery, para saber o final da história da sua heroína preferida.

A princípio, tudo está correndo bem, Paul percebe algumas coisas estranhas no comportamento de Annie, mas nada que o assombre tanto. Mas quando Annie recebe o último livro de Misery e descobre que a heroína morre, Annie surta, queima o único manuscrito de Carros Velozes e obriga Paul a escrever mais um livro de Misery, por que ela não gostou de como aquele terminou. Paul então se vê prisioneiro da louca Annie, sua fã número um, dependente dos cuidados da mulher insana, que o tem na mão pois está controlando sua alimentação e seus analgésicos.







Misery é um thriller psicológico intenso, sem rodeios e sem muita descrição. King consegue nessa história, prender o leitor desde a primeira página, esperando, pensando sobre o que vai acontecer com Paul, querendo saber se ele vai conseguir fugir de Annie ou se ele vai acabar morto pelas mãos da mulher perturbada.

King é bem conhecido por seus finais polêmicos, as histórias são fantásticas, mas seus finais, geralmente deixam a desejar. No caso de Misery, isso não aconteceu, o final foi intenso e muito bom, a história terminou sem pontas soltas e não passou a sensação de que foi escrito ás pressas.

Na minha opinião, King é um dos melhores escritores do gênero, cura qualquer ressaca literária, e Misery foi um dos melhores livros que eu li esse ano com toda a certeza.

Livro altamente recomendado!

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Misery é um livro que acho que somente o King poderia ter escrito com tanto êxito. Ótimo livro com toda certeza !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos melhores do King com toda a certeza, especialmente pelo final, é difícil um final do King agradar muita gente não é mesmo?

      Excluir
  2. Olá!

    Achei o livro muito interessante, sem dúvidas. E pelo que li da sua ótima resenha, este livro estará entre as minhas próximas leituras.

    Abraços!

    Gustavo Oliveira
    Tudo Online - tudoonlinevirtual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!

      leia sim, tenho certeza que você vai gostar :)

      Excluir