Frases Soltas: Literatura: HQ - O Guarani

16 de novembro de 2015

Literatura: HQ - O Guarani



Entre sábado e domingo eu participei da Revezatona, uma maratona literária de 24 horas organizada pelo Canal Geek Freak e pelo Victor do Canal Victor Martins. Não consegui cumprir todos os desafios, mas cumpri os dois primeiros e dei início ao terceiro J

Foi a minha primeira maratona e eu curti demais. Tá certo que eu fiquei mais no twitter/ facebook do que qualquer outra coisa, mas consegui ler Roverandom e O Guarani em quadrinhos, então não to sentindo que flopei (falhei) J.

Vou mostrar pra vocês o Guarani, o quadrinho do segundo desafio.





Essa versão no clássico de José de Alencar, na verdade foi inspirado em outra versão da história, uma ópera, criada por Carlos Antonio Gomes e Antonio Scalvini. Nessa adaptação, o final é diferente do final do livro, e alguns personagens foram trocados para que o roteiro ficasse melhor no teatro, no entanto a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Cecília ainda é o foco principal.




As ilustrações foram feitas por Juliano Oliveira e o roteiro da ópera foi adaptado por Rosana Rios, e eu achei o trabalho final excelente. Achei interessante ver clássicos brasileiros nesse formato, a leitura é mais fácil, ainda que tenha algumas palavras num português rebuscado, e facilita a vida e de quem não curte muito o gênero, mas precisa ler.

O preço é um pouco salgado pelo acabamento em brochura (R$ 30,00) e pela quantidade de páginas (40), mas a história é bem interessante e tem a facilidade de compreensão como eu disse mais acima. Eu tenho um preconceitozinho besta com histórias de índios, e se não fosse pela Revezatona, eu nunca teria lido, só li porque precisava de um quadrinho e não queria uma HQ :P. Mas foi legal, eu curti.

Então fica a dica, se você tem que ler um clássico e está sofrendo por antecipação, dá uma olhada na internet pra ver se por acaso não tem em quadrinhos J


comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Flávia, grato pela resenha e pelo apoio ao nosso trabalho. Fico feliz por superar seu "preconceito" e indicar essa adaptação.=) Os quadrinhos são uma importante ferramenta para o primeiro contato com grandes obras literárias. Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliano, parabéns pelo trabalho, adorei as ilustrações! Concordo plenamente com vc, acho que esse primeiro contato com clássicos através dos quadrinhos facilitam muito a leitura, principalmente quando a leitura é obrigatória.

      Parabéns novamente e obrigada por passar no meu cantinho :)

      Excluir