Frases Soltas: Exposição - Comciência - Patrícia Piccinini

26 de outubro de 2015

Exposição - Comciência - Patrícia Piccinini



Está em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), aqui em São Paulo, a Exposição Comciência da artista Patrícia Piccinini. A artista aborda o tema da mutação genética em suas obras, e insere esses seres perturbadores no cotidiano de pessoas comuns.




Apesar de perturbadoras, as criaturas de Patrícia trazem uma expressão e um jeito de interagir com as esculturas humanas que demonstram afeto (e por que não amor?). O interessante é que esse afeto parece ser recíproco. Nesta escultura abaixo, o brilho no olhar da menininha ao interagir com o seu melhor amigo é impressionante.



As obras são ricas em detalhes, perfeitas, lembram muito pele, cabelo, unhas e pintas de verdade. Fiquei imaginando o quanto de estudo deve ter sido necessário para esculpir e modelar criaturas tão realistas.

A sensação que eu tive é que era normal para aquelas pessoas conviver com essas criaturas, tanto as plantas quando os humanoides. As minhas preferidas são as do garoto e seu amigo crescendo juntos, são lindas e ao mesmo tempo perturbadoras.






Visitar essa exposição deixou bem claro pra mim a velha frase de que arte não se explica, só se sente. Foi uma mistura de sentimentos intensa, desde asco até carinho pelas criaturas, tanto que estou pensando nelas até agora.

A exposição ficará em cartaz até o dia 03 de janeiro de 2016, entrada gratuita, das 09:00 ás 21:00 horas. Cliente banco do Brasil tem 10% de desconto na lojinha do museu e no café, mas tem que pedir, senão eles cobram o valor normal.


Fica a dica!

Fotos minhas e também daqui, daqui, daqui.

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Estou louca para ver essa exposição! Pelas fotos, acho que vou curtir.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá sim Michelle, a exposição impressiona, te faz sentir uma série de coisas controversas, é muito interessante, e o melhor, é gratuita :)

      Excluir