Frases Soltas: Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

26 de janeiro de 2015

Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

Um garoto de sete anos de idade vê sua vida mudar quando sua mãe decide alugar o seu quarto para ajudar no orçamento de casa. O inquilino é um minerador de Opala, e como se já não bastasse ocupar o quarto do garoto, ele acaba matando atropelado o gatinho dele.

Quando o carro da família é encontrado no fim da estrada, o garoto vai com seu pai para trazê-lo de volta e acaba se deparando com um cenário assustador. O minerador de Opala se suicidou dentro do carro, e seu corpo jazia no banco, em cima da revistinha do menino.

Para que o menino não visse a remoção do corpo e ficasse mais impressionado, Lettie, uma garota de 11 anos que morava próximo, na fazenda Hempstock, o leva para sua casa.

Ao dar uma volta pela fazendo com Lettie, o garoto percebe que as mulheres Hempstock são mais do que aparentam. Elas sabem de coisas que ninguém mais sabe, e a fazenda parece uma espécie de dimensão paralela, com o seu próprio Oceano particular (que na verdade é um lago).

Lettie, na sua ingenuidade de criança, tenta mandar de volta o mau despertado com a morte do minerador de Opala, mas o garoto acaba sendo “contaminado” por esse mal, e ao sair da fazenda, ele leva o ser com ele para o mundo real, causando uma situação descontrolada, onde sua família e todos à sua volta acabam sendo manipulados  da pior forma possível. Ele agora terá que voltar à fazenda Hempstock e pedir a ajuda das mulheres misteriosas para desfazer todas as ações do ser inominável.

Esse foi o meu primeiro livro do Neil Gaiman e posso dizer eu lerei outros dele com toda certeza. A história é de uma singeleza e uma doçura tremenda. Me emocionei e torci pelo garoto que não tem nome, fiquei curiosa para saber de quem foi o falecimento no início da história (acho que foi um dos pais), e me identifiquei com a história quando li sobre a paixão do garoto por livros e sua solidão.

O livro é singelo e lindo, fala de amizade e da tênua linha que separa a realidade da fantasia na cabeça das crianças. Como é curtinho, dá pra ler em apenas um dia, e o sentimento que fica depois do término é de saudades.






Resenha do Mês de Janeiro do Desafio do Tigre. Tema: Pra Ler Antes de Dormir. Para saber mais sobre o Desafio, basta dar uma olhadinha neste post aqui ou acessar a página do DL no facebook.


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário