Frases Soltas: [Infantil] Gato Pra Cá, Rato Pra Lá - Sylvia Orthof

21 de janeiro de 2015

[Infantil] Gato Pra Cá, Rato Pra Lá - Sylvia Orthof


Já faz um tempinho que eu não falo sobre literatura infantil por aqui, e talvez seja a hora de voltar a falar desse assunto tão importante.

Hoje, quando estava tentando dar um jeitinho na estante, me deparei com os livrinhos da coleção Itaú de 2014 e pensei "Ei! Esqueci de mostrar eles no blog!".

O Projeto Leia pra Uma Criança do Banco Itaú é um dos maiores projetos de incentivo à leitura infantil  existentes no nosso país, e qualquer forma de divulgação é importante.

A coleção de 2014 foi composta por dois livrinhos: Gato Pra Cá, Rato Pra Lá da autora Sylvia Orthof e Papai! do autor Philippe Corentin. Hoje vou mostrar pra vocês o livro da Sylvia.

 



No livrinho, nos deparamos com ilustrações lindas (Ilustradora Graça Lima) de um gato preto que gosta de subir em telhados. Ao fazer seu passeio noturno, ele se depara com um Rato. Seu instinto natural é despertado, e ele fica vidrado no roedor, mas alguma coisa está errada com o pobre ratinho, ele parece perdido e desesperado, e o bichano fica na dúvida entre seguir seu instinto e atacar o ratinho e deixar essa coisa de inimigos mortais de lado e ajudar o pobre coitado.




O livro é narrado em forma de poesia, é muito singelo e tem um final inesperado. A leitura é rápida e fácil, e as ilustrações são todas escuras, levando a criança a presenciar o que o gato estava vendo em seu passeio noturno.

Dá pra ler em 5 minutos, então papais e mamães, sem desculpas! Crianças adoram histórias antes de dormir, até as que tem mais de 30 anos :)


Para ver as coleções antigas e outras dicas para leitores mirins, é só clicar aqui.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Amei a parte que onde você diz que até as crianças com mais de 30 anos adoram histórias antes de dormir e, realmente, todos precisamos de um pouco de história antes de dormir, que amooor!!!
    Adoro comprar livros infantis pro meu irmão, mas até eu leio, é bom descontrair sempre *O*

    Beijos,
    http://www.obsessionvalley.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão gostoso né Letícia? São Momentos únicos, pode ter certeza que seu irmão vai se lembrar dos livrinhos com carinho :)

      Obrigada pela visita! Beijinhos

      Excluir
  2. Ler com a criança é MUITO importante, meu pai fazia isso por mim e me marcou muito.
    As coisas seriam melhores se todo mundo tirasse um tempinho, né? Eu gostava de um livro com um gato preto quando tinha uns 4 anos, e fingia conseguir ler as palavras.
    Muito legal essa iniciativa do Itau, e sua de divulgar.
    Beijos.
    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pais também liam muito pra mim quando criança. Os meus preferidos eram os gibis da Turma da Mônica, meu pai lia fazendo as vozes, e isso marcou muito pra mim :). Também acho muito importante, por isso divulgo sempre que posso :)

      Beijos

      Excluir