Frases Soltas: Resenha: Os 13 Porquês

20 de outubro de 2014

Resenha: Os 13 Porquês

Autor: Jay Asher

Editora: Ática                Nº Páginas: 256

Compre: Saraiva – Cultura 

Adicione: Skoob            Baixe: Le Livros

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Apesar da temática desse livro ser pesada, o autor conduz a história de forma simples. A tristeza de Hannah ao narrar as situações terríveis que passou e a angústia de Clay ao ouvir, nos prende e nos deixa curiosos para saber como foi que Clay, que parece ter um bom caráter, acabou virando um dos motivos para Hannah cometer suicídio.

Como tenho uma queda por personagens sofridos, me conectei com Hannah, conheci sua história, sofri e chorei com ela, e por conta dessa conexão, fiquei aflita por saber desde o princípio que ela não teria um final feliz.

Uma das coisas que me fez pensar enquanto lia essa história foi que em algum momento da vida todos nós já passamos por pelo menos uma situação narrada ali, sabemos que machuca, mas geralmente não temos apoio nem estrutura para lidar com a situação. Boatos e fofocas são a praga da humanidade, e acredite, nunca vão embora, mesmo quando se é adulta, sempre tem alguém se importando demais com o que você está fazendo com a sua vida.

Existe uma linha tênue entre uma brincadeira de mau gosto e bullying, observem e se preservem, conversem com alguém se estiverem passando por isso, você não tem que carregar o peso do mundo nas costas sozinho.

O livro é ótimo, super recomendo, mas prepare os lencinhos porque se você se envolver com a história vai chorar com toda certeza.

Um dos melhores livros que li esse ano.






comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Adorei a resenha! !
    Eu preciso muito desse livro, ele me lembra a lista negra que eu amei e preciso ler algo parecido novamente ♥♥

    Abraços #Guto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lista Negra é tão bom quanto? Vou procurar resenhas no Skoob, valeu pela dica!

      Excluir