Frases Soltas: Top 10 - Situações Que Todo Leitor Tem Que Encarar

7 de agosto de 2014

Top 10 - Situações Que Todo Leitor Tem Que Encarar


01 - Você não vai ter tempo de ler tudo, aceite isso.

Estou lidando com isso recentemente por estar no olho do furacão que é a Ressaca Literária. Fiz uma TBR Book Jar, mas ainda não sorteei nenhum livro acreditam? Eu estou sem ânimo pra ler, mas ainda sim fico estabelecendo metas mensais de leitura e me cobrando muito quando não consigo bater as minhas metas. É difícil pra uma bookaholic lidar com isso, mas aos poucos vou conseguir.

02 – Doar alguns livros não vai te matar.

Pois é, sofro da síndrome do abandono. Não consigo doar meus livros, nem mesmo aqueles que não gostei. Talvez seja pelo fato de que um dos meus sonhos de vida é ter uma mini biblioteca em casa, e por isso quero ver minha estante sempre cheia, ou talvez seja mesmo um problema de apego que eu tenho que trabalhar.

03 – Não tem problema pular alguns parágrafos durante a leitura.

Não, não tem mesmo. Quando se está lendo um livro super descritivo, onde até a linha que desfia da bainha da blusa da personagem principal vira referência, pular um ou dois parágrafos não vai fazer mal nenhum, porque você vai voltar num ponto em que nada aconteceu. Confesso que fiz isso em alguns livros do Tolkien, ou quando a Rowling narrava as várias cenas dos banquetes de Hogwarts descrevendo as comidas.

04 – Tudo bem se você espiar o final

Isso é um hábito de vários leitores que eu conheço, dar uma olhadinha na última página. As vezes é simplesmente irresistível. O problema é quando o autor finaliza com aquela frase que estraga completamente o resto da história, tipo “e ele morreu, fim”. Pensa só na raiva que você vai sentir de si mesmo. Aconteceu comigo quando um dos livros da Saga Crepúsculo. No livro, tem uma parte que é narrada pelo Jacob, e eu fiquei achando que a Bella tinha virado Loba porque o começo do livro era narrado pela Bella. Eu fiquei “P” da vida com isso. Só quando eu cheguei no final é que fui entender, meu, que raiva que fiquei de mim!

05 – Tudo bem se você abandonar alguns livros.

Pode ficar tranquilo, o mundo não vai acabar se você não ler um livro chato até o final, a não ser que seja leitura obrigatória pra escola. Se você não está gostando abandone! Mesmo se for aquele livro que a sua tia avó te deu de presente de aniversário, e sua mãe está te obrigando a ler. Existem vários blogs literários e o skoob pra te ajudar a saber o desfecho do maldito. Não se sinta culpado por causa disso.

06 – Alguns livros devem ser lidos no tempo certo

Se você está triste, passando por alguma fase complicada na vida, não vai conseguir ler livros com vocabulários difíceis ou super descritivos. Pior ainda se a personagem for chata e melosa, você vai querer matá-la ou vai jogar o livro pela janela (não faça isso!). Melhor escolher livros que tenham um assunto leve, que sejam curtos, ou muito bem recomendados, e só voltar para esses mais complicados quando você estiver disposto e focado.

07 – Sempre vai existir uma fila de leitura.

Quanto antes você aceitar esse fato, melhor vai se sentir consigo mesmo. Leitores compulsivos ou não, sempre tem uma listinha com pelo menos dois livros que vai ler, ou que quer comprar. E não adianta fazer a falsa promessa “só vou comprar livros quando terminar de ler os que eu tenho” porque não vai funcionar. Sempre compramos um, sempre vai existir um que queremos muito, ou vamos ganhar, então, faça uma TBR e seja feliz!

08 – Tudo bem não gostar de um livro que todo mundo amou.

Não, você não é um ET e também não está vivendo numa dimensão paralela. Você simplesmente não curtiu o Best seller do momento, acredite, acontece. Ainda que todos os seus amigos tenham adorado, que ele tenha sido classificado com cinco estrelas no Skoob, que tenha os direitos comprados pra virar filme, você tem pleno direito de dizer odiei. Simples assim. Não passe pano pra autor, nem Jesus Cristo agradou a todo mundo, então, avalie com uma estrelinha e se divirta com as caras de indignação.

09 – Tudo bem Amar um livro que todo mundo odiou.

Gosto é uma coisa muito particular. Como eu disse no item 8, tudo bem odiar um livro que tudo mundo amou, e o contrário também é válido, você pode sim ter um livro amado que todo mundo odeia. No meu caso, adorei Laranja Mecânica, fiquei me sentindo “A” leitora, por ter conseguido terminar a história, por ele ser um livro difícil. Há quem diga que o livro é horrível, por ter uma linguagem própria cheia de gírias, eu já achei o máximo. Fique com o seu livrinho e seja feliz, deixa que diguem que pensem que falem...

10 – Não adianta tentar fugir, a Ressaca Literária te pega.

Acontece com todo leitor. Num mês você lê 5 ou 6 livros, no outro, você só lê 2. Às vezes você lê um daqueles tijolos aká Guerra dos Tronos com mais de 700 páginas em uma semana ou menos, outras vezes você demora mais de um mês e não sente vontade nenhuma de pegar qualquer outro livro. Ressaca Literária é coisa do capiroto, ainda mais pra quem é blogueiro e trabalha com isso, quando se está nessa fase é difícil sair uma boa resenha, porque você fica até sem querer escrever sobre o assunto. A única coisa que não muda é a vontade de comprar novos livros, a desculpa é que você vai ler quando a Ressaca passar.




comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Amei o post/lista, Flavinha!
    Me identifiquei com a maioria... Eu estou com uma ressaca literária insuportável e a bienal tá logo aí, o que faço? Vou ter que me contentar a aceitar, igual você disse no item 7; eu não consigo ficar sem comprar! hahaha meldels, isso é um problema enorme, porque não aguento mais meus pais reclamarem que eu não leio nada e só compro... Mas eu leio, o problema é que eu compro o dobro HAHAHA enfim, eu dei uma diminuída porque fiz uma planilha de gastos e vi que estava gastando muito com isso... Esse ano, só na bienal!

    Ah, eu também fiz uma TBR, sorteei um livro, não li e abandonei até a TBR, tadinha! :(

    Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh! To tentando ler livros curtos pra ver se saio da ressaca, mas não tem dado muito certo :(

      Vou na Bienal mesmo assim kkkkk

      Beijinhos

      Excluir
  2. Me identifiquei muuuito com o post. Sempre que eu não gosto de um livro, eu vendo ele em um sebo e aproveito para comprar outro no lugar, claro. Também pulei parágrafos de descrição em O Senhor dos Anéis - por mais que eu ame aqueles livros, ler sobre florestas e paisagens fica cansativo.
    Eu tinha muito o costume de ler as últimas páginas dos livros antes de terminá-los, e era uma desgraça! Agora parei com isso, ainda bem. Se eu não vou com um livro nas primeiras 50 páginas, é certo que ele vai para os abandonados. E já aprendi essa de ter época certa; esperei três anos para ler "A menina que roubava livros" e me apaixonar!

    Desculpe pelo comentário, gigante, eu me empolguei um pouquinho. ^^

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália. Imagina, adoro comentários grandes! Adoro Tolkien, mas ele é descritivo demais, pulei vários, sem culpa nenhuma kkkkk

      Beijinhos

      Excluir