Frases Soltas: Resenha Filme: Documentário Senna

15 de maio de 2014

Resenha Filme: Documentário Senna

A minha família nunca foi muito ligada em esportes. Meu pai nem de futebol gostava, então, quando eu era criança e soube que o Ayrton tinha morrido, não dei muita importância, pois eu mal sabia quem ele era.

Me lembro de ver na TV o caixão dele passando e uma multidão de pessoas seguindo o cortejo. Me lembro das ruas lotadas e das pessoas chorando por ele. Mas só vim descobrir quem ele realmente era e sobre a sua importância alguns anos mais tarde, quando eu precisei fazer um trabalho de escola.

A irmã do Ayrton morava perto da escola onde eu estudava (Senador Paulo Egydio), e concedeu pra nossa professora, alguns objetos pessoais dele, quadros e até o seu boletim pra que nós pudéssemos fazer a nossa homenagem (ele era ruinzinho de matemática rs).

Me lembro disso como se fosse ontem, porque muitos dos nossos professores, que estavam assistindo a nossa apresentação, ficaram muito emocionados. Acho que esse trabalho (uma gincana na verdade) deve ter ficado na mente de muitas por um bom tempo, e olha que isso foi há pelo menos 18 anos.


Quando assisti ao documentário Senna, que foi exibido pela Globo no dia do aniversário da morte do piloto, percebi que qualquer noção que eu tinha sobre a importância dele pro nosso país, não chegava nem perto do que era na realidade.

Assistindo ao filme, tive a impressão clara, de que ele lutava contra tudo e contra todos pra que o esporte fosse uma coisa séria, que fosse desenvolvido corretamente, sem que nenhum piloto tivesse sua vida colocada em risco mais do que o habitual.



Quando foi chegando perto do final, foi me dando uma tristeza, porque eu já sabia como ia terminar. Um final triste, que poderia ter sido evitado, mas que infelizmente se concretizou.

Senna não foi só um piloto, ele foi um grande herói brasileiro, que levantava com orgulho a bandeira de seu país apesar do momento econômico critico em que a nação se encontrava na época. Ele tinha orgulho de seu povo, enquanto outros pilotos brasileiros preferiam morar fora do país e só voltar aqui se fosse extremamente necessário.


O documentário foi feito em cima de cenas reais dos bastidores das corridas, entrevistas que ele deu e depoimentos da família e dos amigos. Minha admiração por esse grande homem cresceu muito. Eu não sabia o que era considerar alguém seu ídolo até ter assistido esse filme.

Super recomendo!


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário