Frases Soltas: Resenha: O Projeto Rosie

16 de setembro de 2013

Resenha: O Projeto Rosie

Don é um professor de genética da universidade da Austrália e tem peculiaridades que fogem do estereotipo de pessoa comum. Logo no começo do livro percebemos que ele é diferente, com sua precisão em calcular o aproveitamento de seu tempo, sua rotina diária e sua meticulosidade em planejar suas aulas e palestras.

Ele só tem um casal de amigos que compreendem e aceitam suas diferenças, o casal de psicólogos Claudia e Gene, que estão sempre presentes e dispostos a partilharem seus problemas.
Don decide encontrar uma companheira perfeita, e pra isso ele elabora o Projeto Esposa, um questionário de 16 páginas onde visa eliminar as possíveis relações que não dariam em nada. Mas esse planejamento todo vai por água a baixo quando ele conhece Rosie, uma garçonete maluca que tem todas as qualidades que Don procura, só que ao contrário.

Rosie está desesperada pra descobrir quem é o seu verdadeiro pai, e Don decide usar seus dons de geneticista e ajudá-la. Para isso, ele deixa o Projeto Esposa de lado e começa a se dedicar ao Projeto Pai. Ele só não poderia imaginar que seria envolvido de tal forma por Rosie que sua vida estrategicamente planejada, viraria de cabeça pra baixo.
Don é um personagem muito complexo, com todas as suas manias e sua rotina muito bem planejada. No princípio da leitura, achei que ele sofria de TOC, mas no decorrer do livro, vi que era muito mais que isso, na verdade, ele tem a síndrome de Asperger.

Lembram-se daquele filme com o Jack Nicholson e com a Helen Hunt, chamado Melhor é Impossível? Então, Don se assemelha bastante ao personagem do Nicholson, inclusive, esse filme é até citado no livro.
É interessante acompanhar a história pelo ponto de vista de Don, descobri muitas coisas em relação à síndrome e sobre como as pessoas portadoras convivem com esse problema. Sua auto superação me emocionou e cativou a ponto de eu esconder o livro no banheiro do serviço pra fugir de vez em quando pra ler hehe.

A narrativa é divertida, a história é envolvente e o romance foge dos padrões aos quais estamos acostumados. E apesar das 320 páginas, a leitura é tão leve que quando você perceber, já terminou o livro.
 

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Já li criticas positivas e negativas do livro. Não sei, tenho que ler para ver se gosto mesmo dele ou não.
    Acho que iria gostar, o tema dele me interessa ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana.

      No site Toca da Coruja tem em PDF e a qualidade está ótima. O site é seguro, eu baixo meus e-books por lá. Se quiser tirar a dúvida vale a pena conferir :)

      Excluir
  2. Como o próprio autor menciona "Melhor é impossível" na partes dos filmes que o Don assiste, eu fui assistir o filme e achei muito parecido mesmo, arisco a pensar que foi baseado. Tem muito de Melvin em Don, diálogos, cenas parecidas.. Rosie é bartender enquanto Carol é garçonete, ambos não mediam as palavras pra falar, ambos tinham as mesma doenças, ambos não achavam capazes de amar.. enfim.. são muitas semelhanças, mas ainda acho que "Projeto Rosie" merece um filme.

    ResponderExcluir