Frases Soltas: Taskim Book Club e o Protesto na Turquia

3 de julho de 2013

Taskim Book Club e o Protesto na Turquia



Os Protestos na Turquia deste ano começaram como um protesto ambiental pacífico contra a demolição do Parque Taksim Gezi, e, posteriormente, se transformou em protestos contra o Governo por toda a Turquia após a resposta policial que colocou um fim à ocupação do parque pelos ambientalistas.

O início dos protestos ocorreu a 28 de maio de 2013, encabeçados por 50 ambientalistas que se manifestavam contra o derrube de 600 árvores do Parque Taskim Gezi, em Istambul, para a reconstrução do histórico Quartel Militar Taksim (demolido em 1940), com a possibilidade de abrigar também um centro comercial. 

Os protestos converteram-se em distúrbios quando um grupo de manifestantes que ocupava o parque foi atacado pela polícia. Desde então, o tema dos protestos ampliou-se para além da demolição do parque, transformando-se em manifestações antigovernamentais mais amplas. Os protestos espalharam-se, rapidamente, para outras cidades turcas, e também para outros países com comunidades turcas significativas.

Adaptado do site: Wikipédia
A partir do momento que os confrontos com a polícia aumentaram e se tornaram mais violentos, os manifestantes da Turquia aderiram a uma nova forma pacífica de resistência.
Inspirados na performance da artista Erdem Gunduz, que ficou em pé no Parque, em silêncio por oito horas, eles criaram o movimento de Taskim Book Clube, onde os manifestantes permanecem de pé, por horas, lendo um livro.

Vejam algumas imagens retiradas do site Book Patrol.





 
 
Que sirva de inspiração aos manifestantes brasileiros.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário