Frases Soltas: Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

6 de maio de 2013

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível


Charlie é um garoto de 15 anos muito observador e reservado. Não sei onde ele mora, não sei onde ele estuda, não sei nem se Charlie é o seu verdadeiro nome porque o livro é todo escrito em forma de cartas, e logo na primeira carta, Charlie diz pra mim que vai trocar os nomes de todo mundo pra que eu não saiba quem ele é.

É através das cartas que Charlie escreveu que eu vou acompanhando e vivenciando fatos da sua vida. Fatos esses, que em sua maioria, causam momentos de reflexão sobre amizade, família e a adolescência.

A história de Charlie é ao mesmo tempo simples e tocante, porque ele me conta as coisas boas que tem acontecido com ele desde que ele conheceu Sam e Patrick, mas também me conta sobre seu lado triste, sobre o qual ele não tem nenhum controle. Ele está em depressão e não sabe o motivo, acha que isso faz parte da personalidade dele e vive tendo que lidar com os sentimentos que estão sempre à flor da pele.

Charlie chora de tristeza, de alegria, de preocupação de emoção. Repara em coisas e imagina situações que hoje em dia passam despercebidas pra qualquer pessoa com uma rotina maluca. Ele é um personagem de uma profundidade incrível e que tocou a minha alma como nenhum outro.

Eu comecei a escrever esta resenha tendo conhecimento de que seria muito difícil pra eu falar desse livro. Eu me identifiquei demais com o Charlie, com a tristeza dele, com o estranhamento que ele causa nas pessoas quando ele dá um presente que tem haver com elas mesmo que elas não tenham dito nada porque ele presta atenção no que elas falam, e com a surpresa delas quando se dão conta de que ele está ali pra eles, mesmo que seja só pra ouvir. Eu me identifiquei com a paixão dele por livros e por música, e me identifiquei com os ensaios que ele escrevia, porque eu fazia a mesma coisa quando tinha 13 anos de idade.

Acho que nunca encontrei em um livro um personagem que tivesse o pensamento sobre as coisas tão parecido com o meu. Me peguei várias vezes chorando lendo esta história porque senti como ela é fantástica em sua simplicidade.

Este é mais um livro que entrou pra minha lista de preferidos. Leia o livro, chore bastante, se surpreenda com o final e depois faça como eu, vá atrás do filme, que com certeza deve ser tão maravilhoso quanto.

Este livro merecia 10 estrelas.




comentário(s) pelo facebook:

Um comentário:

  1. Adoro quando as pessoas amam meus livros favoritos <3 Você falou tudo que dava pra escrever em uma resenha: não dá pra explicar hahaha é um livro que toca, é um livro simples, mas lindo e é por isso que é um dos meus favoritos.
    O filme é tão maravilhoso quanto, espero que você goste também!

    Beijos.

    ResponderExcluir