Frases Soltas: Resenha: Amigos Inimigos

23 de julho de 2012

Resenha: Amigos Inimigos


Este livrinho fininho escrito pela autora brasileira Vanessa Martinelli, foi publicado pela Editora Novo Século e faz parte da Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira. Ele chegou às minhas mãos através de Book Tour organizado pela Babi, do blog Babi Lorentz..

Este livro, voltado para o público pré-adolescente, nos conta a história de um grupo de amigos que tem que lidar com as adversidades de uma fase complicada e cheia de descobertas chamada adolescência.

Os personagens são bem estereotipados. Temos o filhinho da mamãe, a nerd, a patinho feio, a rebelde, a avoada e os dois personagens centrais, Maria e Jack, que não sabem como lidar com o sentimento que está surgindo entre eles.

A história flui bem simples, participamos com essa turma de amigos de uma gincana, vemos eles terem de lidar com fatos como a separação de pais, pais ausentes e complexos em relação a sua aparência física. Entramos com eles na furada que é a viagem que foi oferecida pela escola como prêmio da gincana e participamos de um jogo de futebol decisivo.

A história é bonitinha, mas infelizmente não me prendeu. Fiquei o tempo todo tentando entender o porquê de Maria ter tratado Jack tão mal no decorrer da história. A impressão que deu, é que ele tinha feito alguma coisa muito ruim pra ela ter decidido acabar com a amizade e união que eles tinham desde crianças. Mas na verdade, ele não tinha feito nada. Ela apenas decidiu que não queria mais ser amiga dele e começou a evitá-lo, sem perceber que estava apaixonada por ele.

Não me apaixonei por nenhum personagem da história, mas acho interessante a leitura, pelo fato do livro conter experiências que a maioria das pessoas que vivem essa fase podem estar passando no momento.

A leitura é rápida e de linguagem simples, perfeita pra pré-adolescentes que estão começando a se aventurar no mundo dos livros.





comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Parece ser uma ótima leitura para adolescentes. É tão ruim quando livro não prende né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale. Pra adolescentes é perfeito!

    Bjs

    ResponderExcluir