Frases Soltas: Os livros mais contestados pelos países norte americanos.

24 de abril de 2012

Os livros mais contestados pelos países norte americanos.

Não sei se vocês se lembram, mas quando Harry Potter foi lançado, algumas escolas tiraram os exemplares de sua biblioteca em função de reclamações de alguns pais de alunos. Segundos os pais, o conteúdo do livro era violento e a bruxaria vista pela maioria como inofensiva do livro era vista por eles como demoníaca. Até a igreja católica se pronunciou sobre o assunto, vocês lembram?

Hoje, navegando pelo site Flavorwire, me deparei com essa lista dos 10 livros mais contestados nos estados Unidos no ano de 2011. Eles são tidos como contestados porque receberam reclamação formal por escrito pedindo pro material ser restringido ou removido das bibliotecas e/ou escolas. Vou mostrar alguns pra vocês que me deixaram de boca aberta.

Trilogia Jogos Vorazes – Suzanne Collins


Porque a trilogia é polêmica?

Bom, porque além do motivo óbvio, a violência contida nos três exemplares, algumas pessoas acham que os livros são anti-família, contém linguagem ofensiva, insensibilidade, ocultismo/ satanismo e é anti-étnico.

Não sei se eu sou muito tonta, mas não enxerguei essas coisas não. Quanto à parte da violência e da insensibilidade tudo bem, mas satanismo? Se for assim todos os autores Best Sellers tem pacto com o capeta.

Demoníaco é o livro de capa preta de São Cipriano, mas como opinião é como bunda, cada um tem a sua e todas são muito diferentes, não há a possibilidade de julgar os valores de cada um e chegar a uma conclusão de certo ou errado com 100% de certeza.

Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley


Porque a polêmica?

Pegam no pé desta obra porque nela contém insensibilidade, racismo, nudez, ponto de vista religioso e é sexualmente explícito.

G-zuz, se fosse assim o livro O Cortiço seria proibido aqui no Brasil não acham? E quando a sensibilidade, acho que deveria ser restrita a livros infantis e só. É bom pra adolescentes verem as facetas de diversos personagens e entenderem que no mundo eles vão encontrar todos os tipos de pessoas.

Gossip Girls – Cecily Von Ziegesar




Porque a polêmica?

Segundo os pais, o livro fala abertamente sobre drogas, tem linguagem ofensiva e é sexualmente explícito.

Bom, ainda não li Gossip Girls, então não posso deixar nenhum comentário sobre os livros, mas podem ter certeza de que a minha curiosidade foi aguçada depois de ler o artigo do Flavorwire! Entraram pra minha lista de possíveis leituras!

O que vocês acham sobre isso? Acham que a polêmica é verdadeira? Vocês deixariam os seus filhos lerem essas obras sem receio nenhum? Conta aí pra mim!

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Ah querida Flávia, postei lá no blog sobre ganhar a promoção ;) Muito obrigada por tudo!

    E adorei o post viu? Acho que tudo isso de contestar um livro, não vale a pena. Lê quem quer e quem não vai usar as coisas negativas para o mal.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi florzinha, passei lá no blog e comentei seu post =).
      Fico feliz que você tenha gostado! =)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Nossa, imaginava que houvessem livros que o governo não gostasse, mas pedir para retira-los? Ixe, sabia disso não. Não li nenhum desses, mas não me surpreendi com jogos vorazes estar nessa lista: acho que o mundo inteiro sabe que os EUA têm um pé atrás com as obras.


    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}
    Ah, seguindo aqui!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Pois é menina, lá tem muito disso, e livre arbítrio nada né?

    Bem vinda ao blog florzinha!

    Vou retribuir sua visitinha em breve.

    Beijinhos

    ResponderExcluir