Frases Soltas: Notícia Interessante

6 de abril de 2012

Notícia Interessante


Hoje eu vou compartilhar com vocês uma notícia muito interessante que eu vi no site UOL.
Pesquisa aponta que brasileiro reconhece importância da leitura, mas prefere outras atividades
O brasileiro sabe da importância da leitura para progredir na vida, mas continua considerando a atividade desinteressante. Este é o principal diagnóstico da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta semana pelo Instituto Pró-Livro. O critério é ter lido pelo menos um livro nos últimos três meses.
Entre os participantes, 64% concordaram totalmente com a afirmação “ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua situação econômica”. Mas 30% disseram que não gostam de ler, 37% gostam um pouco e 25% gostam muito. No topo da lista aparecem também justificativas como “não gosto de ler” (30%) ou “prefiro outras atividades” (21%).
A professora Vera Aguiar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), explicou que a falta de hábito de leitura no país é cultural. “
Vera defende que mesmo sendo uma questão cultural, é possível mudar o quadro com ações de incentivo à leitura. Ela acredita que nas últimas décadas houve um incremento grande de programas voltados para o estímulo da leitura, mas as iniciativas ainda não tiveram o efeito esperado. “Há várias iniciativas de vários setores da sociedade – governos municipais, estaduais e federal, ONGs [organizações não governamentais], universidades – mas mesmo assim é pouco. . Essas ações precisam ser mais articuladas”.
O estudo também demonstra que o hábito da leitura está conectado com a frequência à escola. Entre os que estudam estão apenas 16% do total da população de não leitores. “Que escola é essa que nós temos que não consegue desenvolver leitores para a vida inteira?”, pergunta Maria Antonieta.
A representante do Ministério da Cultura defende que as escolas e as bibliotecas, apontadas como um local desinteressante pelos entrevistados, precisam ter bons mediadores de leitura. “São professores verdadeiramente capazes de fazer o olhinho do aluno brilhar ao ouvir uma história. Para isso o próprio professor precisa ser um apaixonado pela leitura”.
Fonte: UOL

Vocês concordam com essa pesquisa? Vocês fazem alguma coisa para incentivar a leitura das pessoas que convivem com você?  Deixem nos comentários o que vocês pensam a respeito!

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Ai, ai... Só tenho uma coisa a dizer: Esses brasileiros!
    Eu tento fazer o possível para incentivar a leitura das pessoas aqui em casa, mas às vezes é difícil. Minha irmã gosta, mas prefere fazer outras coisas. De qualquer forma, quando ela pega um livro, engole.
    Minha mãe é mais difícil ler.
    E quando quero fazer meu pai ler, procuro uma biografia de algum cantor ou banda que eu sei que ele vai gostar. Já dei Eric Clapton e Vida (Biografia de Keith Richards) pra ele. Ele já pegou emprestado Eu Sou Ozzy, Vale Tudo (Tim Maia) e tem procurado outros. Ele gosta desse tipo de leitura.
    Meu namorado gosta bastante de Rick Riordan, então quando ele me pede algum, vou logo na linha de PJ.
    Faço o possível, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã é como a sua, ela devorou recentemente a Saga Crepúsculo e agora está obcecada pelos filmes, que ela ainda não tinha assistido 0.0!
    Eu incentivo bastante os meus filhos, meu marido não leria nem um livro do corinthians se eu desse de presente kkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir