Frases Soltas: Circo

6 de março de 2012

Circo

Na época da Idade Média, era comum ver vários artistas saltimbancos vaguearem pelas cidades demonstrando suas habilidades ao ar livre em troca de algumas contribuições.

Observando essa prática, o inglês Philip Astley teve um insight, e foi o primeiro a sistematizar a idéia do circo como um show de variedades assistido por um público pagante.

Nesse período, o crescimento das populações urbanas garantiu um bom número de espectadores ao seu espetáculo e foi nessa época, o domador Antoine Franconi ingressou na companhia de Astley.

No século XIX, o primeiro circo atravessou o oceano Atlântico e chegou aos Estados Unidos. Nesse mesmo período, o equilibrista britânico Thomas Taplin Cooke chegava com seu conjunto de artistas na cidade de Nova Iorque e acabou se juntando ao circo.

A grande estrutura envolvendo o espetáculo circense, trouxe o desenvolvimento de novas tecnologias ao mundo do circo e as constantes mudanças de cidade em cidade incentivaram a criação de técnicas logísticas que facilitavam o deslocamento dos espetáculos.

Na Europa, até metade do século XX, o circo sofreu um período de grande retração. As guerras mundiais, ambas protagonizadas em solo europeu, e as crises econômicas da época impuseram uma grande barreira às artes circenses. Ao mesmo tempo, o aparecimento do rádio e da televisão também inseriu uma nova concorrência no campo do entretenimento. Reinventando antigas tradições e criando novos números, os picadeiros espalhados pelo mundo provam que a criatividade artística do homem nunca acaba, sempre se reinventa.

Onde apareceu?


Me aventurei no mundo circense nos livros “Água para Elefantes” e “A Maldição do Tigre”, onde vi no desenrolar das histórias o funcionamento dos espetáculos, a logística necessária pro deslocamento dos animais e dos colaboradores e o  sentimento de amizade e união dos participantes do show.

Circos Famosos

Um circo mundialmente famoso que vale a pena citar é o Cirque Du Soleil, afinal quem nunca ouviu falar desse magnífico espetáculo? Uma grade curiosidade é que o show é composto somente de pessoas, animais não são utilizados, fazendo com que o circo tenha um grande diferencial. 


No Brasil, temos o Beto Carrero World, idealizado pelo já falecido Beto Carrero.

Ele começou como um circo, viajando pelo país, hoje é um parque temático, localizado em Santa Catarina, com atrações para a família inteira.


Como moro em Sampa e to sem “tempo” para ir ao Beto Carrero, recentemente o maridão e eu fomos levar as crianças no Circo Stankowich que estava no bairro do Tatuapé aqui em São Paulo. Pegamos uma promoção boa da Groupon e o pessoal lá em casa se empolgou, foram os cunhados, os sobrinhos, sogra e sogro, todo mundo junto! Foi um programa inesquecível pra mim que nunca tinha ido a um espetáculo como esse, que apesar de simples, é muito bem estruturado.


Mesmo com todos os espetáculos grandiosos de entretenimento que existem hoje, nada se compara à magia do Circo. As risadas que damos com os palhaços, o friozinho no estômago quando vemos um trapezista ou um equilibrista e as pipocas e batatas fritas são grandes motivos para se fazer um programa em família. Realmente vale a pena!



comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário