Frases Soltas: Especial: Charles Dickens

7 de fevereiro de 2012

Especial: Charles Dickens

Olá Bookaholics queridos!
Hoje é aniversário do grande escritor Charles Dickens, autor dos clássicos "Oliver Twist", "A Christmas Carol (Um conto de Natal)" e "David Copperfield".

Ele é uma personalidade tão importante pra literatura, que hoje o Google fez uma homenagem em sua página inicial. Se este autor estivesse vivo, ele estaria completando 200 anos de idade!
Mas quem foi Charles Dickens afinal?
Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas da era vitoriana e contribuiu para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.

Dickens era filho de John Dickens e de Elizabeth Barrow, e sua paixão pelos livros veio de sua mãe, que foi a responsável pela sua educação.
Ele era de família pobre e operária, e trabalhava numa fábrica. Alguns anos depois, a situação financeira da família melhorou, graças a uma herança recebida pelo pai. Mas as más condições de trabalho da classe operária tornaram-se um dos temas recorrentes da sua obra.

Em 1832 conseguiu um emprego como repórter no jornal "Morning Chronicle", onde passou a publicar crônicas humorísticas sob o pseudônimo de Boz, reunidas mais tarde como "Esboços feitos por Boz". Com isso Dickens ganhou espaço no jornal para apresentar os capítulos de "As Aventuras do Sr. Pickwick", que estabeleceu o seu nome como escritor.

Em 1838 Dickens começou a divulgar, em folhetins semanais, "Oliver Twist" onde, pela primeira vez, apontava os males sociais da era vitoriana. O romance era ilustrado por Cruikshank, um inglês famoso por suas caricaturas, que posteriormente se envolveu em uma polêmica quando reivindicou o crédito de maior parte do enredo.
Adaptações pro Cinema
Oliver Twist foi adaptado para o cinema em 1948 por David Lean, e em 2005 por Romam Polanski ganhando 5 Oscars.     
Abaixo o trailer da versão do Polanski.



Um Conto de Natal (A Christmas Carol) também teve várias adaptações ao longo dos anos. A mais recente é “Os Fantasmas de Scroge”, uma animação da Disney estrelada pelo famoso ator Jim Carrey.




      

Dickens ainda terá uma parte de sua vida, que é desconhecida por grande parte de seus leitores, retratada no cinema no filme “The Invisible Woman” que será dirigido por Ralph Fiennes (o Voldemort, da franquia “Harry Potter”). O filme contará a história da amante de Dickens, uma mulher chamada Nelly Terman, que será vivida pela atriz Felicity Jones. As gravações começam ainda este ano.

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Acredita que além de eu nunca ter lido nada de Dickens também nunca assisti a nenhum dos filmes citados? Incrível, não?
    Mas tenho vontade!
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi! Tb nunca li nada de Dickens, acho que sou meio traumatizada com clássicos por conta da época de escola. Mas os filmes eu assiste e eles são muito bons! Os fantasmas de Scroge tem um humor meio negro, mas é bem divertido.

      Beijinhos =)

      Excluir