Frases Soltas: A Leitura dos Pequenos

6 de agosto de 2011

A Leitura dos Pequenos


Estimular a leitura das crianças desde muito cedo é uma atitude muito importante, seja pelos pais, professores, tias, avós, ou até mesmo algum amiguinho ou irmão mais velho que goste de ler.
A prática da leitura trás inúmeros benefícios para a criança, como o desenvolvimento do julgamento crítico, a estimulação da imaginação, a concentração, melhora a escrita, trás conhecimento, entre outros.
Pra você que quer inserir seu pequeno nesse mundo de fantasias e histórias repletas de pessoas incríveis e criaturas fantásticas, vou dar 10 dicas de como fazer isso, sem pressionar sua criança, tornando as coisas mais divertidas, tanto pra ela quanto pra você. Vamos lá?

01.  Ensine pelo exemplo, ande com um livro pela casa, de preferência infantil ou um gibizinho, porque isso vai aproximar você da criança e ela vai achar que vocês gostam das mesmas coisas;

02.  Mesmo que você não goste de ler, finja que está lendo. Fique perto da criança e enquanto você lê, tenha as mais diversificadas expressões, sorria, faça uma cara feia, enfim, qualquer expressão que você ache que vá despertar o interesse da criança pelo livro ou gibi que está sendo lido.

03. Escolha uma hora tranqüila, como a de dormir, e num lugar aconchegante leia pra ele (a), seja 10 minutos ou um livrinho infantil inteiro, mas leia, esse é o melhor estímulo pra criança começar a gostar de histórias e essa interação com seus filhos, deixará boas lembranças pra eles;

04. Durante a leitura, faça perguntas para a criança, como o que ela acha que vai acontecer a seguir, ou o porquê daquilo estar acontecendo com o personagem;

05. Se a criança não gostar do final da história, criem juntos um final diferente, com alguma coisa engraçada no meio, vai ser muito divertido e a criança sempre vai se lembrar dessa estória em particular;

06. Quando o interesse for despertado e a criança quiser ler uma parte da história, deixe, e mesmo que ela leia algumas palavras errado, não corrija, ela mesma vai perceber e se corrigir. Se houver alguma palavra que ela não conheça, explique com calma;

07.  Elogie a leitura da criança, parabenize, principalmente quando ela ler uma palavra difícil pra idade;

08. Visite uma biblioteca ou uma livraria de vez em quando, verifique a programação do lugar, geralmente eles têm atividades para crianças, como contadores de histórias. Fora que esses lugares repletos de capas coloridas despertam o interesse de qualquer pessoa. E se as crianças quiserem pegar os livros, deixe que satisfaçam a curiosidade;

09.  Quando o (a) pimpolho (a) ganhar o primeiro livro, converse com ele (a) sobre a história, comente as ilustrações para que ele (a) possa entender bem o que está lendo e interpretar de forma correta a história;

10. Varie nos livros, escolha sempre de tipos diferentes, para que a criança forme seu estilo literário e saiba identificar o tipo de histórias que ela gosta. E quando eles escolherem o seu gênero preferido, respeite, mesmo que você não goste de histórias de terror, esse pode ser o gênero que desperta alguma coisa especial, principalmente nos meninos.

Crianças aprendem muito por identificação, se ela vê os pais ou algum outro adulto com algum tipo de comportamento, ela vai tentar fazer igual, e não digo isso baseada em nenhum estudo psicológico não, digo pela minha experiência de mãe de um rapazinho de dez anos e de uma mocinha de cinco anos.

Por isso é importante que você, como adulto, tenha um livro à mão de vez em quando, ou até mesmo gibis, que são mais fáceis de ler e são bem divertidos, tanto pros adultos quanto pras crianças.

Existem muitas outras formas de ingressar seus pequenos no mundo mágico dos livros, essas dicas são as que eu venho usando com meus filhos e elas tem dado muito certo. Aliás, estão dando tão certo que agora tenho que dividir o espaço da minha estante entre os meus livros e os livrinhos deles!

Sempre teremos no blog um espaço destinado ás leituras infantis, xeretem sempre que puderem para alguma indicação interessante de livrinhos!

Eu espero que essas dicas ajudem, e se tiverem alguma dúvida ou precisarem de uma forcinha, podem mandar um e-mail para kalinygimenes@gmail.com que eu terei muita alegria em responder!

Boa leitura!

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Oi.
    Realmente incentivar a leitura é super importante. Precisamos que nossas crianças gostem de ler e não só sintam-se obrigados a ler.
    Parabéns pela matéria.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavinha:)
    Com certeza é essencial incentivar os pequeninhos a gostarem de leitura!
    Quando na vida adulta isso seja mais prazeroso do que chato!

    Obrigada pela visita ao blog, seja bem vinda!
    Beijokas

    ResponderExcluir