Frases Soltas: O Monge e o Executivo - Uma História Sobre a Essência da Liderança

1 de junho de 2011

O Monge e o Executivo - Uma História Sobre a Essência da Liderança

O Monge e o Executivo é um livro que fala sobre técnicas de liderança. Conta a história de um grande Executivo que decide por livre e espontânea pressão de sua esposa, se inscrever num programa sobre liderança que será ministrado em um monastério.
O Monge da história é um vice-presidente de uma grande multinacional, altamente bem sucedido e reconhecido, que decide largar tudo e viver num monastério.
Nosso Executivo demora um pouco a se adaptar ao local que é bem inacessível, tanto física como virtualmente, mas aos poucos vai interagindo com o grupo ao qual foi designado a trabalhar e vai compreendendo todos os princípios que ali vão sendo ensinados pelo Monge.
A maior técnica ensinada aqui é que um bom líder deve motivar seus colaboradores a sempre darem o máximo de si, a sempre se doarem mais, servirem mais, porque o princípio fundamental de um bom líder deve ser satisfazer sempre as necessidades legítimas de seus liderados, melhorando assim o ambiente organizacional.
Lendo esse livro, conseguimos refletir sobre a correria de nossas vidas hoje e sobre nosso comportamento com aqueles que estão a nossa volta, tanto no trabalho como também na nossa vida pessoal.
A linguagem utilizada pelo autor é de fácil compreensão e a história se desenrola de maneira simples e direta. Às vezes fica um pouco maçante por ter descrições muito detalhadas do que nosso Executivo está pensando ou sentindo em determinados momentos, mas a leitura é muito válida e leve para um livro de gestão.
Leve os melhores ensinamentos desse livro para a sua vida e para seu ambiente de trabalho,  porque afinal, líder lidera pessoas e gerente gerencia coisas. Ótima frase do livro essa não?
E você subordinado assim como eu, será que seu chefe é um líder ou um gerente? Rs.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário