Frases Soltas: Harry Potter e a Ordem da Fênix

26 de abril de 2011

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Essa nova aventura começa com um ataque dos dementadores a Harry e a Duda no Bairro dos Alfeneiros, quando ambos estão voltando pra casa depois de umas voltas pelo bairro. Na ânsia de se defender, Harry acaba fazendo conjurando seu patrono fora do mundo da magia, causando assim sua expulsão de Hogwarts.
Depois desse episódio macabro, Harry conversa com a Srª Figg, e se surpreende ao descobrir que ela conhece o mundo dos bruxos porque é um “aborto”. Ela explica a Harry que o ataque dos dementadores aconteceu porque Mudungo Fletcher, que estava encarregado de seguir os passos de Harry, deixou seu posto. Harry fica muito chateado com Dumbledore por pedir que as pessoas os seguissem, e como se não bastasse isso, ainda tem que dar satisfações à seus tios sobre o que aconteceu com Duda, causando desconfianças em ambos de que Harry na verdade usou magia contra Duda, e não a seu favor.
Felizmente para Harry, chega uma carta dizendo que na verdade ele ainda não foi expulso, mas terá que comparecer a uma audiência disciplinar para esclarecimentos sobre o ocorrido.
Harry se encontra com seus amigos na casa de Sirius, onde descobre o que é e pra que serve a Ordem da Fênix. Logo depois disso, vai à sua audiência, onde escapa por muito pouco de ser expulso, porque o Ministro da magia, ainda não acredita que Voldemort voltou.
Na volta a Hogwarts, nos deparamos com mais um novo professor de Defesa Conta Arte das Trevas, dessa vez é Dolores Umbridge, que foi contratada pelo Ministério para supervisionar de perto as atitudes de Dumbledore e negar totalmente que Voldemort tenha voltado, colocando em dúvida a palavra de Harry e Dumbledore.
Não só ela faz uma lavagem cerebral na cabeça dos alunos, como também no ministério. Sua capacidade de manipulação é tamanha que ela acaba sendo nomeada como Alta Inquisidora de Hogwarts, vigiando assim todos os passos dos alunos e controlando suas atitudes por meio de ameaças de punição severa.
Sabendo que neste ano, a Aula de Defesa Contra as Artes das Trevas está comprometida, Harry e seus amigos inseparáveis Hermione e Rony, decidem fundar um clube secreto chamado Armada de Dumbledore (A.D.) para praticar e ensinar aos outros alunos os feitiços de defesa que eles já conhecem.
Nesse livro acontecem muitas coisas realmente interessantes. Harry começa a namorar Cho Chang, Hermione tem seus sentimentos por Rony muito mais expostos, Harry descobre finalmente qual era a profecia que o envolvia e o mais importante, que poderia ser Nevile no seu lugar. Dumbledore é deposto do seu cargo de diretor quando Dolores descobre a A.D. Os irmãos de Rony, Fred e Jorge deixam Hogwarts para abrir uma lojas de traquinagens, Hagrid encontra um meio irmão gigante e o traz para morar em Hogwarts, enfim, um livro repleto de emoções e novidades.
Um dos fatos mais marcantes pra mim nesse livro foi a morte de Sírius Black durante uma batalha contra os comensais da morte e Voldemort dentro do Ministério. Belatriz Lestrange foi a responsável por isso causando em Harry os sentimentos mais conflitantes entre fazer o que é certo e o que é justo.
Com a morte de Sírius acaba também qualquer esperança deixada no Cálice de Fogo sobre Harry ter a chance de ter uma vida normal com seu padrinho.
O livro termina com Dolores sendo capturada pelos centauros na floresta proibida depois de uma atitude racista contra os meio sangue. Dumbledore derrota Voldemort e o Ministro da Magia finalmente se dá conta de que o mal realmente está de volta.
Pra quem acompanha a série, a Ordem da Fênix nos deixa muitas pistas do que virá a seguir, e só posso dizer que com o tempo a saga melhora mais e mais.
Peço desculpas pela resenha meio nas coxas porque já faz algum tempo que li este livro. Ainda me sinto órfã de Harry Potter e estou ansiosa para que J.K. volte a escrever. Não precisa ser necessariamente sobre o Harry, mas eu como muitos outros fãs da escritora estamos no aguardo de mais um mundo desconhecido repleto de personagens impactantes.
Aguardando pelo que virá!
Leitura recomendada!



comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário